Ética, Computador e Sociedade 31/01

Print Friendly and PDF


PROGRAMA DE DISCIPLINA 

CURSO: Análise e Desenvolvimento de Sistemas 
DISCIPLINA: Ética, Computador e Sociedade 
PROFESSORA: Camila Holanda 
CARGA HORÁRIA TEÓRICA50h/a       PRÁTICA: 10h/a         TOTAL: 60h/a 

EMENTA 
O papel do computador na sociedade contemporânea: impactos, consequências e tendências. Os novos paradigmas da sociedade da informação e seus aspectos econômicos, sociais, políticos, éticos, culturais e educacionais. Ética e a profissão. Direitos e deveres do profissional. Associações, órgãos de classe e seus objetivos. 

COMPETÊNCIAS ESPERADAS 
Compreensão da Sociedade da Informação e seus impactos e consequências socioeconômicos, políticos, culturais e éticos no mundo contemporâneo;  

- Entendimento do contexto social e das transformações tecnológicas ocorridas na modernidade, dos modelos atores e locais da Revolução Tecnológica e das noções de tempo e espaço no mundo global; 

- Identificação das principais questões éticas que circundam a conduta dos profissionais da computação; 

- Conhecimento do código de ética da computação, da regulamentação da profissão e das instâncias profissionais representativas. 


OBJETIVOS 
Proporcionar aos estudantes do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas conhecimentos sobre as questões relativas a Sociedade da Informação e o Mundo Globalizado, sobre a Cultura da Virtualizada e da Sociedade em Rede para que eles possam entender o contexto social contemporâneo e as trasnforamções causadas pela Revolução Tecnológica. Dessa forma, os estudantes serão futuros profissionais habilitados para discutir e entender as questões éticas que circundam suas posturas no mercado de trabalho. 


CONTEÚDO 
I. Fundamentos de Ética Geral: 
1.1. Problematização: 
  • Ética e Sociedade. 
  • Ética e Moralidade. 
1.2. As Especificidades da Ética: 
  • A ética como saber prático. 
  • A autonomia da ética. 
1.3. Ética e Sistemas Filosóficos: 
  • Idealismo 
  • Realismo 
  • Pragmatismo 
  • Existencialismo 
  • Análise Filosófica 

II. Sociedade da Informação e Mundo Globalizado. 
2.1. Modernidade e Globalização 
  • Consequências da Modernidade 
  • Noções de tempo e espaço no mundo global 
  • Segurança, perigo, confiança e risco 
2.2 A Revolução da Tecnologia da Informação. 
  • Contexto social e a dinâmica da transformação tecnológica 
  • Modelos, atores e locais da Revolução da Tecnologia da Informação 
  • Paradigmas da tecnologia da informação: informação, processamento, flexibilidade e redes  
2.3. Cultura da Virtualidade e Sociedade em Rede 
  • Integração da Cultura Eletrônica 
  • Surgimento das redes interativas 
  • Internet e Multimédia 

III. Ética na Computação. 
3.1. Casos sobre Ética na Computação: 
  • Questões Referentes à Roubo e Pirataria 
  • Questões Referentes à Privacidade 
  • Questões Referentes ao Poder 
3.2. Ética e Computação: 
  • Critérios éticos apontados 
  • O profissional de computação 
  • Abrangência da ética na computação 
3.3. Códigos de Ética Profissional: 
  • Ética profissional 
  • Ética e regulamentação da profissão 


METODOLOGIA 
Aulas Expositivas com o uso do Projetor Multimídia; trabalhos em grupo com análise e avaliação de casos concretos voltados para questões sobre ética, computador e sociedade. 

AVALIAÇÃO 
Conforme as normas da Resolução 13/2010 do CEPEX 

A avaliação da aprendizagem será processual e formativa. Os critérios serão compostos pelo entendimento do conteúdo e da relação deste com a prática profissional, a participação adequada e pertinente nas atividades realizadas em grupo e/ou individual, a pontualidade, a assiduidade e a responsabilidade consigo e com o grupo. Será aplicada uma prova individual e escrita para composição da AP1. Ao longo do semestre será realizado uma atividade de pesquisa em grupo destinada a AP2. 

DATAS IMPORTANTES: 

Avaliações: 
AP1: 20/03/2012 
AP2:  22/05/2012 e 29/05/2012 
AF: 19/06/2012 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA 
BARGER, Robert. Ética na computação; uma abordagem baseada em casos. Rio de Janeiro: LTC, 2011. 
CASTELLS. Manuel. A sociedade em rede. v.1. São Paulo: Paz e Terra, 2009. 
GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. São Paulo: Editora UNESP, 1991. 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR 
GALLO, Silvio. Ética e cidadania - Caminhos da filosofia. Papirus, 2001. 
MASIERO, Paulo César. Ética em Computação. Edusup, 2000. 
RIBEIRO, Luis Távora Furtado et al. Ética em três dimensões. Brasil Tropical, 2003. 
RODRIGUES, Carla e SOUZA, Hebert de Ética e cidadaniaPapirus, 2002. 
SCHAFF, Adam. A Sociedade Informática. 4. ed. Brasiliense, 1995.

0 comentários:

Postar um comentário