Uma porta para o mundo do conhecimento digital
A Campus Party é reconhecida como o maior evento de tecnologia, criatividade, entretenimento e cultura digital em rede do mundo. Este encontro anual reúne, durante sete dias, milhares de participantes, e seus computadores, vindos de todo o mundo com a finalidade de compartilhar inquietudes, trocar experiências e realizar todo o tipo de atividades relacionadas aos seus aparelhos, formas de comunicação e novas tecnologias.
O fator humano é o coração da Campus Party; a tela do computador exige vida sob o lema “a Internet não é uma rede de computadores, Internet é uma rede de pessoas”.
O evento nasceu em 1997 na cidade de Mollina, Málaga. Desde o seu surgimento, tem um caráter generalista e didático, reunindo as mais distintas plataformas e tribos do mundo da informática, convocando-os para criar um ponto de encontro propício ao intercâmbio de ideias e conhecimentos.
Em 2008, a Campus Party internacionalizou-se e, atualmente, conta com edições em São Paulo – Brasil, Bogotá – Colômbia, Valência – Espanha e México DF – México. Além disso, em outubro de 2008, dentro da Agenda Oficial da Cúpula Iberoamericana de Chefes de Estado e do Governo de El Salvador, realizou-se uma Campus Party Iberoamérica, que reuniu, em San Salvador, cerca de 500 campuseiros vindos de todos os países da região.
Históricamente a Campus Party conta com um grande poder de agregamento de público, um apoio incondicional de instituições públicas e privadas, e uma extraordinária repercussão dos meios de comunicação que, ano após ano, legitimam, com sua presença, o interesse que desperta na sociedade.
Os 250 jovens que participaram da primeira Campus Party aumentaram graças ao entusiasmo de milhares de pessoas de todo o mundo que, ano após ano, participam deste encontro anual. Atualmente, a Associação E3 Futura é a promotora do evento, recaindo à companhia Futura Networks a organização do mesmo.
A evolução espetacular dos conteúdos põe a disposição dos usuários (que participam com seus próprios computadores e dispositivos tecnológicos) várias áreas temáticas que abordam disciplinas que vão desde a criatividade digital à robótica, passando pelo desenvolvimento de softwares, o modding, games, entre outras.
“Temos conseguido transmitir o entusiasmo dos participantes da Campus Party a profissionais de reconhecido prestígio internacional. Graças as suas contribuições, estamos potencializado as áreas de conteúdos e tornado realidade o lema que nos move:
Unimos talento. Criamos futuro.
Mais de 100 comunidades vinculadas pela tecnologia nos escolhem como ponto de encontro e fórum de intercâmbio de experiências e conhecimentos”, afirma Belinda Galiano, presidente da Associação E3 Futura.
As oficinas, debates, palestras e atividades programadas oferecem à Campus Party uma consistência didática e de conteúdos que a convertem em uma referência. E, o que é mais importante, mantém o espírito colaborativo e participativo que sempre caracterizou o evento, demonstrando que o conhecimento cresce quando é compartilhado.
Inúmeras organizações públicas e empresas privadas participam e apoiam ativamente a Campus Party desde o princípio: patrocinadores institucionais como o Ministério de Ciência e Tecnologia da Espanha, Ministério de Indústria, Turismo e Comércio da Espanha, o INJUVE (Instituto de la Juventud de España), Generalitat Valenciana, a SEGIB (Secretaria Geral Iberoamericana), a Prefeitura de Valência, a Prefeitura e o Governo de São Paulo, o Governo Federal do Brasil, a Prefeitura de Bogotá, o SENA (Servício Nacional de Aprendizaje) da Colômbia, etc.; companhias tecnológicas como Telefônica, HP, Dell, Cisco System, Microsoft, IBM, Fujitsu, Sun, etc; empresas privadas como Coca-Cola, Sony, Nokia, Xbox, PlayStation, BBVA, CAIXA, Iberdrola, Terra, Lycos, Yahoo, Vivo, MTV Brasil, Electronic Arts, Vivendi Universal, Universia, etc.